terça-feira, 27 de setembro de 2011

São Cosme e Damião

Enquanto eu ensacava os doces ontem com meu pai, relembramos, rindo à beça, como era divertido pegar doce no dia 27. Era uma mulecada correndo de um lado pro outro. Alguns grupos completamente organizados, tinham mapa e tudo, seguiam a risca as melhores casas que distribuiam doce. Outros não, bastava estar lá, com os amigos reunidos, ninguém cansado,claro.
A gente saía de dia, voltava quase que no fim da tarde, alguns de mochila, outros sacos plásticos mesmo. Tudo estava no detalhe.E olha que eu não vivi na época do meu pai. Mas, hoje? hoje não.
E com meus meros 18 anos preciso repitir aquela frase antiquada '' Não se faz mais como antigamente''. O espírito foi perdido. Perdeu-se de uma maneira mais profunda do que a que realmente aparenta. A ingenuidade se perdeu, não existe mais crianças de 11anos, as meninas, já maquiadas não podem pensar em correr, com esse sol, então? Longe delas, por favor. Os meninos, tem jogos melhores pra aproveitar..ou já que é pra correr, se cansar, vambora pra academia não é mesmo? Acontece que eu não vi uma muvuca sequer, dar doce ficou mais difícil do que na época de pegar doce.. como pode? Hoje é dia de correr sem direção, até, de chinelo, de tênis, descalço mesmo..Dia de olhar carinhosamente pro próximo. De doar, de se doar,com sentimento, com sinceridade. Não como no dia 12 onde todo mundo volta a ser criança por motivo de interesse maior. O dia da festividade, de chegar tarde se sentindo o máximo e não reclamar de cansaço. Da novidade pro próximo dia de aula. Dia que muita gente contava os dias pra chegar. Dia de SER criança, com essência, independendo crença, cor, nada.. De verdade. Salve dia 27!