terça-feira, 28 de dezembro de 2010

O tempo e a pressa

"Penúltimo dia do ano: dá a impressão de que vai haver uma grande mudança nas próximas horas, mas é apenas a vida seguindo seu curso e realizando a mágica de criar expectativas. Não é preciso ter pressa, mas aconselha-se a não perder tempo. Não tenha pressa em realizar todos os projetos propostos para 1999. Quer mesmo parar de fumar? Diminua o número de cigarros diários, tome menos café, vá se acostumando com a ausência gradual da nicotina. Sem radicalismo, ganhe tempo para a consciência derrotar o vício. Você canta? Não tenha a urgência em pisar no palco do Metropolitan. É estilista? Não queria contratar a Shirley Mallmann antes de aprender todos os segredos do linho, da seda e do algodão. Empresário? Produza, empregue, lucre e reparta, e as entrevistas virão. Não tenha pressa para crescer, mas não perca tempo com miudezas. Não tenha pressa para aprender, mas não perca tempo com lições de moral. Não tenha pressa para construir uma amizade, mas não perca tempo com olás ocasionais. Não tenha pressa parar amar, mas não perca tempo patinando sem sair do lugar. Quer publicar poemas? Corra a inscrevê-los em concursos, não tenha pressa em ganhar o Nobel. Quer construir uma casa? Trate de armazenar tijolos, não tenha pressa em colocar os quadros na parede. Quer pegar um bronzeado? Não perca o sol da manhã, não tenha pressa em conseguir um câncer de pele. Viajar? Economize uns trocados agora e não tenha pressa de voltar pra mostrar as fotos. Compro bons livros assim que são lançados, não tenho pressa em terminá-los. Amadureço a cada dia, não tenho pressa em envelhecer. Caminho a passos largos, entro e saio do mapa, excursiono por dentro e pra fora de mim, não estaciono, mas também não quero chegar. A pressa serve para concluir, o tempo para desenvolver. A pressa atropela, o tempo desliza. A pressa é cega, o tempo enxerga longe. A pressa esconde, o tempo mostra. A pressa esfria, o tempo aquece."


- "Palavras minhas, mas a idéia quem me deu foi José Saramago, a quem cito com regularidade. ' Não ter pressa não é incompatível com não perder tempo'. Rapidamente, tratei de botar no papel tudo o que essa frase me inspirou, e se ficou faltando alguma coisa, advinhe: a edição fecha apressada e o tempo me faltou. '' - Dezembro de 1998